PZL 104 Wilga 35A by Losito & Bianchini

 

País de Origem:

Polônia

Tipo:

Avião de serviço leve com quatro assentos.

Motorização (35A):

Um motor 195kW (260hp) com pistão radial, nove cilindro modelo PZL AI14RA que gira uma hélice de duas lâminas a velocidade constante.

Desempenho:

Velocidade máxima 194km/h (105kt), velocidade decruzeiro 157km/h (85kt) a 75% da potência. Taxa inicial da escalada 905ft/min. Serviço atél o teto de 13,250ft. Alcance máximo com o combustível e as reservas 510km (275nm).

Peso:

Vazio 870kg (1918lb), máximo para decolagem 1300kg (2866lb).

Dimensões:

Extensão da asa 11.12m (36ft 6in), comprimento 8.10m (26ft 7in), altura 2.96m (9ft 9in). Área 15.5m2 da asa (166.8sq ft).

Capacidade:

Assento típico para quatro incluindo o piloto. Os dois assentos da parte traseira podem ser substituídos por um tanque de combustível. A configuração tipo ambulância acomoda o paciente e dois assistentes médicos.

Produção:

Mais de 965 Wilgas foram construídos desde os 1960s, sendo um pequeno número de Wilga modelo 2000s.



 

História:

O STOL PZL104 Wilga foi uma das exportações mais bem sucedidas de avião leve da Polônia.

O Centro de Ciência e Produção de Aviões Leves da Polônia localizado em Warsaw começou o desenvolvimento do Wilga nos meados de 1960s como uma recolocação para o avião de uso geral Czechoslovak L60 Brigadyr. O protótipo Wilga 1 tinha motor de 135kW (180hp) Narkiewicz WN6B radial e voou pela primeira vez em 24 de abril de 1962. Após o que seguiu-se extenso trabalho para reprojetar o avião básico e um Wilga 2 modificado com uma fuselagem e uma cauda nova e um motor de 145kW (195hp) WN6RB voou em agosto de 1963. Naquele dezembro o Wilga C 170kW (225hp) O470 Continental (ou Wilga 32) voou e Lipnur Gelatnik mais tarde construiu 39 destes na Indonésia.

As primeiras unidades de Wilgas produzidos eram modelos 3A com quatro assentos e o modelo ambulância 3S que introduziu o 195kW (260hp) Ivchenko estilo radial AI14. Logo após PZL reconfigurou a cabine do Wilga e o trem de pouso, tendo por resultado a versão definitiva de produção, o Wilga 35. O protótipo Wilga 35 voou primeiramente em 28 de julho de 1967.

O Wilga 35 permanece com sua produção essencialmente inalterada, e diversas variantes foram tentadas, enquanto o Wilga 80 era idêntico ao 35 à excepção de sua entrada de ar adicional do carburador posicionada mais a traseira. O Wilga 35A e 80A são projetados para operações de clube de vôo equipados com um gancho para o reboque do planador, os 35H e os 80H são equipados com flutuadores, o 35P é equipado geralmente com os quatro assentos, os 35R e os 80R são aviões para agricultura equipados com um funil químico de 270kg (595lb) sob a fuselagem e barras para pulverização, e o 35P é uma variante da ambulância capaz de carregar dois pacientes.

O PZL-104m Wilga 2000 foi mais desenvolvido visando clientes ocidentais. Motorizado por um 225kW (300hp) Textron Lycoming IO540 Continental flat seis com nariz reprofiled , e oferece o AlliedSignal avionics e combustível extra. O primeiro vôo realizava-se em 21 de agosto de 1996, quando a certificação da FAA foi concedida em 1997.

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